segunda-feira, novembro 29, 2004

Bêbado ou Bêbedo?

Um esclarecimento, desde já. Não estou a falar do estado do Henrique Chaves quando aceitou integrar o elenco governativo do Santana Copos.

Reflexão de Segunda-Feira de manhã: depois de beber aquele abafadinho que me ofereceram no Sábado à noite, estaria eu bêbado ou bêbedo? Tendo em conta que estava perto de Santarém, onde se fala à boca cheia e com arrojo campino, eu estava bêbado. Se a localização geográfica fosse mais ocidental, digamos no meio lisbonense, aí sim, diria que estava bêbedo.
É tudo uma questão de gosto, de apreensão cultural feita no momento, da capacidade de adaptação às possibilidades do meio. Com uma fatia de pão caseiro na boca e as patilhas por cortar, só faz sentido o bêbado. Com uma bolachinha Ritz e um fino queijo, ganha o bêbedo (e as bolachinhas Ritz que acabaram de ganhar publicidade de borla).

De resto, pimenta no copo dos outros para mim é refresco. As duas formas estão, essencialmente, correctas. E o abafadinho era, essencialmente, maravilhoso.

1 Comments:

At 1:17 da tarde, Blogger Maria said...

ainda bem que trouxeste o assunto "à baila". eu sempre tive algumas dúvidas em relação a "bêbedo" e "bêbado"...

utiliza-se o que calha. ambos estão certos e cá para nós: perdidinhosss de riso e má disposição, como um bom alcoólico deve estar.

 

Enviar um comentário

<< Home