terça-feira, novembro 30, 2004

A Vida Sexual dos Bivalves (lá para os lados do Índico) - parte I

O Oceano Índico, que se distingue pelas suas dimensões relativamente reduzidas em comparação com as do Oceano Pacífico ou com as do Oceano Atlântico, estende-se na sua maior parte no hemisfério Austral e é fechado ao norte pela Ásia. Largamente aberto ao sul, sob influência da monção asiática, tem a forma de um triângulo, cujas linhas medianas são formadas por dorsais oceânicas, dispostas num Y invertido. A sua profundidade média é de 3.897 m e a máxima, de 7.455 m (fossa de Java).

A dinâmica das águas do Oceano Índico é mais complexa que nos outros oceanos... o que não é de estranhar, e passamos a explicar porquê: os mariscos e mexilhões apresentam sexos separados. Portando, há indivíduos femininos e masculinos.
Mas a fecundação é externa e com formação de uma larva que depois origina o adulto.

Entrevistámos um tubarão, que quis permanecer anónimo, e as suas revelações foram surpreendentes.
AU - A nossa questão é muito simples. Como é a vida no Oceano Índico?
Tub - Eh pá, ninguém tem bem noção do que um tubarão hoje em dia tem que suportar. Tanto mito que corre por aí, sobre nós não dormirmos e o caraças, mas ninguém fala dos bivalves. Aquilo é uma rebaldaria.

AU - Rebaldaria? Bivalves? Pode esclarecer?
Tub - Com certeza. Toda a gente pensa que os bivalves são sossegadinhos, gente pacata... Além de não serem fáceis de comer, o que eles fazem é passar a vida a comer-se. Uns aos outros. Mas quando eu digo isto, era preciso passar uns tempos pelo Índico...
(entretanto fomos interrompidos por um peixe a vender algas)
Tub - ... como eu ia dizendo, está um gajo a tentar descansar um pouco, começa a orgia desenfreada. Clac clac clac a noite toda, aquele barulho irritante dum bivalve contra outro bivalve! Ainda por cima, eles não são esquisitos, basta dizer que são BIvalves. E depois estranham que tenhamos mau feitio... Atão se um gajo n'a dorme, há-de andar bem disposto?

Depois de termos comprado 5 algas por 1 euro, uma promoção de 3 vermelhas, uma amarela e outra verde, tentámos entrevistar um casal bivalve, mas rapidamente chegámos à conclusão que são gente muito fechada.

1 Comments:

At 9:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu estou a chorar a rir!!!!!! ah! e tb gostei mt do post anterior. sobre a Trongónia. 5 estrelas! vcs são dotados de um grande dom!! (escrita, crítica e comédia - 3 em 1, cm o B'52 ;P ) continuem. eu vou tb continuando a ler o resto... *

 

Enviar um comentário

<< Home